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Faça uma fotomanipulação inspirada pelo filme TRON

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Passo 1

Crie um novo documento (Cmd/Ctrl+N) com 2325x3500 pixeis e com uma resolução de 300 pixeis/inch.

Set Up the Document

 

Passo 2

Duplique a camada de fundo (Background Layer) e com a Paint Bucket Tool (G) preencha-na de preto (#000000). Dê o nome de "Background_Main" à cópia da camada de fundo.

Set Up the Document

 

Passo 3

Agora vamos começar a construir o fundo e a colocar alguns elementos nele. Faça download da imagem do "homem modelo" utilizada no tutorial aqui e posicione-a no topo do fundo preto. Dê o nome de "Reacher" a esta camada. Utilize a ferramenta de transformação livre (Free Transfrom Tool - Cmd/Ctrl+T) para redimensionar e alterara a orientação da imagem.

Place the Subject into the Scene

 

Passo 4

Faça download da imagem de stock "Tron Legacy City Concept" e posicione-a entre as camadas "Background_Main" e "Reacher", depois dê-lhe o nome de "City".

Place the Subject into the Scene

Prima Cmd/Ctrl+T para aceder à ferramenta de trasnformação livre (Free Transform Tool) e utilize-a para redimensionar e ajustar a orientação da imagem.

Place the Subject into the Scene

Adicione uma Layer Mask à camada "City". Com a Layer Mask seleccionada, pinte os limites superiores da imagem da cidade com um pincel preto com 911 pixeis de tamanho (Size) e com 0% de dureza (Hardness). Isto vai servir para criar uma transição limpa entre o fundo e a imagem da cidade.

Place the Subject into the Scene

 

Passo 5

Agora vamos adicionar um céu à imagem, portanto faça download do mesmo aqui. Posicione o céu por cima da camada "City".

Develop the Sky

Duplique a camada várias vezes até que ela preencha a parte de cima da imagem. Não se esqueça de fazer as nuvens de cima maiores do que as nuvens de baixo para dar o aspecto de profundidade à imagem. Para além disso, mude a orientação das cópias da camada das nuvens para que o céu não pareça um padrão contínuo. Certifique-se de que não há limites muito definidos onde as nuvens se intersectam; se houver, utilize a Eraser Tool (E) para resolver o problema.

Develop the Sky

Quando tiver acabado de "construir" o céu, seleccione todas as camadas das nuvens e prima Cmd/Ctrl+E para fundi-las. Depois dê o nome de "Clouds" à camada que resultar da fusão de todas as outras.

 

Passo 6

Chegou a altura de criar os feixes de luz no braço do modelo. Para isso, faça download do pack de texturas "Dark Abstract Textures". Abra uma das imagens do pack e posicione-a em cima da camada "Reacher" e dê-lhe o nome de "Lights".

Develop the Sky

Com a Polygonal Lasso Tool (L) faça uma selecção à volta do feixe de luz mais largo e copie e cole-o noutra camada.

Develop the Sky

Desactive a visibilidade da camada original das luzes. Mude o Blend Mode da nova camada para Screen e ajuste as luzes ao braço do modelo.

Develop the Sky

 

Passo 7

Para melhorar o efeito, utilize a Eraser Tool (E) para apagar os limites mais definidos dos feixes de luz.

Refining the Light Streaks

Duplique a camada (Cmd/Ctrl+J). Redimensione a nova camada e mova-na um pouco para dar mais detalhe aos feixes de luz.

Refining the Light Streaks

Vá a Edit>Transfrom>Warp para fazer as luzes seguirem o contorno do braço.

Refining the Light Streaks

Com a Polygonal Lasso Tool (L) seleccione uma pequena porção de luz e copie-a para fazer as luzes nas costas da mão. Use a ferramenta de transformação livre (Free Transform Tool) e a borracha (Eraser Tool) para fazer os ajustes necessários.

Refining the Light Streaks

Usando a Lasso Tool (L) seleccione outra porção de luz, desta vez, para utilizar os dedos. Vá a Edit>Puppet Warp para dobrar os feixes de luz nos dedos. Utilize os outros comandos de transformação para fazer os ajustes necessários de modo a que as luzes se ajustem aos dedos.

NOTA: O commando de transformação Puppet Warp, apenas está disponível no Adobe Photoshop CS5. Se você não possui esta versão do Photoshop, não se preocupe pois este não é um ponto crucial para obter um bom resultado.

Refining the Light Streaks

Funda (Cmd/Ctrl+E) todas as camadas que utilizou para o braço, mão e dedos e dê o nome de "Arm Layer" à camada resultante desta fusão. Mude o Blend Mode da camada para Screen.

 

Passo 8

Agora vamos mudar a cor dos feixes de luz. Duplique (Cmd/Ctrl+J) a camada "Arm Layer" e com a camada duplicada seleccionada prima Cmd/Ctrl+Shift+U (a camada vai ficar sem cor). Certifique-se de que o Blend Mode da camada duplicada também é Screen. Prima Cmd/Ctrl+M para aceder ao menu Curves e, assim, mudar um pouco a cor dos feixes de luz.

Modify the Colors of the Light Streaks

Volte à camada "Arm Layer" original e vá a Image>Adjustements>Hue/Saturation e defina os parâmetros abaixo:

Modify the Colors of the Light Streaks

Volte novamente à camada "Arm Layer" duplicada e prima Cmd/Ctrl+B para abrir a caixa de diálogo do balanço de cor (Color Balance). Defina os parâmetros abaixo:

Modify the Colors of the Light Streaks

 

Passo 9

Chegou o momento de distorcer a pele do modelo. Para isso, duplique (Cmd/Ctrl+J) a camada "Reacher" e vá a Filter>Distort>Displace; defina os parâmetros em baixo. Depois adicione uma Layer Mask em ambas as camadas: original e duplicada.

Skin Distortion 

Usando as Layer Masks, "mascare" a camada "Reacher" distorcida, deixando apenas bocados da parte de baixo e de cima do braço. Para além disso "mascare" a parte de baixo do braço da camada "Reacher" não distorcida.

Skin Distortion

 

Passo 10

Agora vamos criar os efeitos de luz TRON. Priemeiro, crie uma nova camada. Agarre na Pen Tool (P) e com um pincel com dureza (Hardness) a 100% e tamanho de 25 pixeis, trace os limites das luzes que seguem os contornos do corpo do modelo. Depois dos limites estarem criados, clique com o botão direito do rato na imagem e escolha "Stroke Path". Certifique-se de que a opção "Simulate Brush Pressure" não está seleccionada.

Build the Base of TRON Lighting Effects

Com a Elliptical Marquee Tool (M) crie um círculo que intersecta a linha que passa pela parte inferior do torso.

Chegámos à parte complicada. Vamos tentar criar a ilusão de que as luzes estão dentro da pele. Prima Cmd/Ctrl e clique na camada com os limites dos feixes de luz para carregar uma selecção à sua volta. Depois desactive a visibilidade dessa camada.

Seleccione a camada "Reacher" não distorcida e , utilizando os limites dos feixes de luz, "mascare" os contornos. Duplique a camada e com a camada origional seleccionada, vá a Layer>Layer Style>Bevel and Emboss (e defina os parâmetros mostrado abaixo).

Agora temos dois problemas: (1) a camada duplicada está a tapar um bocado do relevo (Bevel) do contorno dos limites de luz e (2) algum do relevo (Bevel) da camada original está a ser mostrado em partes indesejadas. Para resolver estes problemas, na camada original, "mascasre" as partes do relevo (Bevel) indesejadas. Depois seleccione a camada duplicada e "mascare" as partes da pele que estão a cobrir o relevo (Bevel) dos feixes de luz TRON.

 

Passo 10 

Vamos embutir os feixes na pele e, por isso, vamos aparar as partes que estão a mais. Active a visibilidade da camada do contorno dos feixes de luz novamente e posicione-a por baixo da camada "Reacher" com relevo. Prima Cmd/Ctrl e clqiue na camada "Reacher" sem relevo para carregar a sua selecção; inverta a selecção (Select>Inverse ou prima Cmd/Ctrl+Shift+I), seleccione a camada do contorno dos feixes de luz e depois prima Delete, de modo a remover a parte seleccionada. Basicamente, o que fizemos, foi criar uma selecção do espaço vazio à volta do modelo e, depois, apagar a parte excessiva dos feixes de luz.

 

Passo 11

Com a camada dos feixes de luz seleccionada vá a Layer>Layer Style e defina os seguintes parâmetros:

Inner Glow (com a cor #8accef)

Add Color to the TRON Lighting Effect Base

Copie a camada do contorno dos feixes de luz e posicione-a por cima de todas as camadas "Reacher". Com esta camada selecionada vá a Layer>Layer Style e defina os parâmetros abixo:

Add Color to the TRON Lighting Effect Base

Outer Glow (com a cor #36bac6)

Add Color to the TRON Lighting Effect Base

Crie uma nova camada. com um pincel com dureza (Hardness) a 0% e uma cor azul TRON (#02acec) pinte por cima dos feixes criados anteriormente.

Add Color to the TRON Lighting Effect Base

Mude o Blend Mode da camada para Screen e reduza a opacidade (Opacity) da mesma para 26%.

Add Color to the TRON Lighting Effect Base

 

Passo 12

Vamos adicionar um novo elemento à composição: orbes. Faça download da imagem de uma orb, abra-a no Photoshop e ponha-na no topo de todas as outras camadas. Dê-lhe o nome de "Orb".

Duplique a orbe várias vezes. Vamos tentar criar a sensação de profundidade na imagem, criando, por esse motivo, camadas com orbes cada vez mais pequenas. Coloque uma orbe no canto inferior esquerdo e faça-na a maior orbe da imagem.

Adding Orbs

Coloque as outras orbes em vários locais diferentes, alterando os seus tamanhos e a opacidade das suas camadas de modo a criar um efeito de profundidade na imagem. Para além disso, arranje as posições das orbes de forma a dar um bom equilíbrio à imagem. Você terá de alterar a posição das camadas para algumas das orbes parecerem que estão atrás de alguns objectos. Funda o maior número de camadas de orbes possível.

Adding Orbs

 

Passo 13

Use a Rectangular Marquee Tool (M) para fazer uma selecção da orbe que está no canto inferior esquerdo da imagem. Depois vá a Filter>Blur>Gaussian Blur e defina 17 pixeis para o raio (Radius). Faça o mesmo para algumas das outras orbes alternando o raio (Radius) do desfoque (Blur).

Depth of Field

 

Passo 14

Vamos adicionar um efeito de movimento às orbes para tornar a imagem mais dinâmica. Faça uma cópia de todas as camadas das orbes e adicione Layer Masks às cópias e às camadas originais. Aplique o Motion Blur (Filter>Blur>Motion Blur) às cópias, com os seguintes parâmetros:

Create a Sense of Motion

Usando as Layer Maks, "mascare" o topo das camadas das orbes às quais aplicou o Motion Blur e "mascare" a parte de baixo das outras camadas das orbes.

Create a Sense of Motion

 

Passo 15

Vamos adicionar um capacete TRON ao modelo. Por isso, faça download do capacete TRON Quorras, isole um dos capacetes e adicione-o à sua composição. Reduza a opacidade (Opacity) da camada do capacete para conseguir ver a cara do modelo.

Add the TRON Helmet

Usando a ferramenta de transformação livre (Free Transform Tool- Cmd/Ctrl+T) rode e redimensione o capacete para que este se ajude à cabeça do modelo, certificando-se de que o contorno da parte da frente do capacete está em cima dos olhos e abaixo da boca.

Add the TRON Helmet

Use a Pen Tool (P) para cortar o capacete na zona da cara do modelo e também para cortar a parte do capacete que está em cima do ombro do modelo.

Add the TRON Helmet

Aplique o estilo de camada (Layer Style) Bevel and Emboss utilizando o mesmo método do passo 9 (crie duas camadas, adicione relevo - Bevel - à camada de baixo e use uma Layer Mask para apagar secções de ambas as camadas).

Add the TRON Helmet

Crie uma nova camada por baixo da camada do capacete. Usando um pincel preto com dureza (Hardness) a 0%, pinte as sombras do capacete. Use as técnicas dos passos anteriores para adicionar também feixes de luz ao capacete.

Add the TRON Helmet

 

Passo 16

Agora vamos tornar os olhos do modelo brancos. Usando a Clone Stamp Tool (S) retire bocados da parte branca do olho (faça isto, premindo Option/Alt e clicando no local que pretende clonar, sendo, neste caso, a parte branca dos olhos) e cubra a íris (parte colorida dos olhos) e a pupila com eles. Este passo, vai requerer alguns testes e também paciência.

Whitened Eyes

 

Passo 17

Depois de ter tornado os olhos brancos, crie uma nova camada por cima da camada que utilizou para criar os feixes de luz TRON no corpo do modelo. Utilize a mesma cor do brilho dos feixes e um pincel com dureza (Hardness) a 0% para criar um brilho. Diminua a opacidade (Opacity) da camada para 37%.

Add More Light Streaks

 

Passo 18

Chegou a altura de adicionarmos alguma "atmosfera" à composição. Para isso, faça download da Imagem de Stock Fumo, cole-a no seu documento e mude o Blend Mode da mesma para Screen para que o fundo preto da mesma desapareça. Posicione o fumo na parte inferior da imagem.

Atmospheric Effects

Vá a Image>Adjustments>Curves (Cmd/Ctrl+M) para abrir o menu Curves e depois vá a Image>Adjustments>Balance (Cmd/Ctrl+B) para abrir o menu Balance. Defina os parâmetros abixo.

Atmospheric Effects

Adicione uma Layer Mask à camada do fumo e remova algumas partes do fumo em locais que este está demasiado concentrado.

Atmospheric Effects

 

Passo 19

Agora vamos dar os retoques finais ao braço. Remova áreas que acha que são excessivas para realmente esculpir o braço.

Copie a camada "Arm Light" e remova partes da camada até que restem apenas pequenos feixes de luz. Utilize estes pequenos feixes para aumentar o braço. Depois disso, funda as camadas (Cmd/Ctrl+E).

Retouching the Arm

 Faça download do conjunto de pincéis 41 Grunge Brushes - PS7 (se não sabe como instalá-los, veja o nosso tutorial de Como Instalar Pincéis). Crie uma nova camada e usando um dos pincéis do conjunto que descarregou, dê largas pinceladas sobre o braço.

Retouching the Arm

Adicione uma Layer Mask à camada que acabou de criar, e, utilizando o mesmo pincel ou outro semelhante "mascare" as pinceladas até ficar apenas com pequenas partículas. Vá a a Layer>Layer Style>Outer Glow e use azul (#8accef) para a cor.

Retouching the Arm

 

Passo 20

Agora que terminámos os elementos da composição, chegou a altura de fazermos a imagem ficar ainda mais espectacular. Comecemos com a iluminação.

Crie uma nova camada no topo de todas as outras e use o comando Apply Image (Image>Apply Image). Duplique esta camada (Cmd/Ctrl+J). Com a camada original seleccionada, vá a Filter>Stylize>Glowing Edges, depois mude o Blend Mode da camada para Screen e de seguida desbote a camada (para isso vá a Image>Adjustments>Desature ou prima Cmd/Ctrl+Shift+U). Com isto, adicionamos um efeito dinâmico aos contornos da imagem.

Finishing Detail - Lighting Enhancements

Seleccione a camada duplicada e vá a Filter>Other>High Pass (defina 10 pixeis para o raio) e depois mude o Blend Mode da camada para Overlay.

Finishing Detail - Lighting Enhancements

Adicione uma Layer Mask aos contornos brilhantes e remova o céu, a cara e outras partes do corpo. Concentre-se apenas em manter os limites e contornos. Para além disso, reduza razoavelmente a opacidade de ambas as camadas.

 

Passo 21

Agora vamos adicionar algum contraste entre cores à imagem. O conceito por detrás da próxima técnica é que vamos adicionar uma camada de ajuste (Adjustment Layer) que vai clarear a imagem e outra que a vai escurecer. Depois vamos pintar a Layer Mask de preto para esconder os efeitos e finalmente, utilizaremos um pincel branco para revelar apenas as sombras e iluminações que desejamos.

Para começar, crie duas camadas de ajuste de curvas (Curves Adjustment Layers) com os parâmetros abaixo. A camada de ajuste que pode ver em baixo à esquerda é a da iluminação e a da direita é a das sombras.

Finishing Detail - Contrast

Adicione uma Layer Mask a cada camada de ajuste e, depois, com a Paint Bucket Tool (G) preencha-nas de preto (as Layer Masks).

Vamos começar com as curvas das sombras. Com a Layer Mask das sombras seleccionada, comece a pintar por cima das sombras usando um pincel branco com dureza (Hardness) a 0% e com baixa opacidade. Altere o tamanho do pincel dependendo do tamanho da área que estiver a pintar. Mude a opacidade do pincel para fazer sombras mais claras e mais escuras.

Finishing Detail - Contrast

Faça a mesma coisa para as iluminações. Use um pincel branco na Layer Mask preta para revelar apenas as áreas que deseja que tenham iluminação.

Finishing Detail - Contrast

 

Passo 22

Adicione uma camada de ajuste de um mapa de gradiente (Gradient Map Adjustment Layer) que vai do preto (#000000) ao azul (#01abee). Mude o Blend Mode desta camada de ajuste para Overlay e reduza a sua opacidade para 17%.

Finishing Detail - Additional Contrast and Color Tweaking

 

Passo 23

Este é o passo final. Vamos dar a sensação de movimento à imagem, usando para isso o filtro Motion Blur. Portanto, crie uma nova camada por cima de todas as outras, vá a Image>Apply Image. Depois vá a Filter>Blur>Motion Blur com um ângulo (Angle) de -90º e distância (Distance) de 25 pixeis.

Finishing Detail - More Movement

Adicione uma Layer Mask e "mascare" o Motion Blur na maior parte dos objectos que estão parte da frente da imagem e também algumas partes do fundo.

Finishing Detail - More Movement

 

Conclusão

Fizemos bastante neste tutorial que, por acaso é o tutorial mais extenso que temos até agora no site. Primeiro combinámos várias imagens para criar uma composição inspirada no filme TRON. Depois adicionámos feixes de luz, utilizámos Layer Masks para nosso proveito, técnicas de contraste, etc. O resultado é o seguinte:

Tutorial Summary

Tutorial retirado de https://designinstruct.com/digital-art/photo-manipulation/make-a-tron-inspired-photo-manipulation-in-photoshop/, criado por Sekani Solomon. 

Comentários

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Obrigado pelo Tutorial

Amigo, raramente vemos um tutorial tão detalhado como este na Net. Vocês estão de parabéns pela dedicação e pela vontade de compartilhar o conhecimento que vocês têm. Muito Obrigado mesmo. Valew. Sucesso pra todos você aí do site.

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